Problemas com o IVR/URA: qualidade de som.

Anúncios da Empresa e de Produtos, incluindo erros conhecidos e soluções para os mesmos

Moderators: kevin, 3CX staff

Problemas com o IVR/URA: qualidade de som.

Postby cbojlesen » Fri Dec 05, 2008 3:53 am

Estou com um problema muito estranho. Estou com o 3CX instalado em casa, e por mais que eu tente não consigo uma qualidade aceitável de voz na mensagem inicial do atendimento.

Todo o resto (prompts de transferência, voicemail e chamadas) está perfeito, sendo sempre a mensagem inicial que está com problema.

Já tentei usar a mensagem original, gravar uma própria, usar gravação profissional de estúdio, sempre obedecendo os parâmetros PCM 8000 Hz 16 bits Mono. Estou rodando um roteador Linksys WRT160N, com port forward em todas as portas necessárias para a Vono e para o 3CX.

Alguém se habilita a dar um palpite no que pode estar acontecendo?

Grato,

Christian
cbojlesen
New User

Re: Problemas com o IVR/URA: qualidade de som.

Postby coelhopsi » Fri Dec 05, 2008 8:07 pm

O problema acontece somente quando uma ligação externa é recebida? Ou se você ligar de dentro da sua rede interna para o ramal do IVR ele também tem problemas de qualidade?

Abs,
Fábio Pinto Coelho
coelhopsi
Expert
Expert

Postby cbojlesen » Mon Dec 08, 2008 1:31 pm

coelhopsi wrote:O problema acontece somente quando uma ligação externa é recebida? Ou se você ligar de dentro da sua rede interna para o ramal do IVR ele também tem problemas de qualidade?

Abs,
Fábio Pinto Coelho

Fábio, pela rede interna a qualidade é bem melhor. Mas o que estava achando estranho é que outras mensagens saiam boas. Descobri que a qualidade é bem superior para gravação de voz sem músicas de fundo, fica bem mais claro. Provavelmente devido a limitação dos WAV 8000 hz, Mono, 16 bits... E tbm isso comparado a minha central anterior...

Alguma idéia à respeito?

Abcs
cbojlesen
New User

Postby coelhopsi » Tue Dec 09, 2008 6:19 pm

Experimente pegar o arquivo de algum prompt que esteja com boa qualidade e crie uma cópia do mesmo usando o nome do arquivo que está com qualidade ruim e veja se melhora. Desta forma podemos descobrir se o problema é no 3CX ou se é na gravação. A propósito... se você tocar o arquivo de som que pelo 3CX sai com qualidade ruim no Windows Media Player ou no Sound Recorder, a qualidade continua ruim?

Abs,
Fábio Pinto Coelho
coelhopsi
Expert
Expert

Postby cbojlesen » Thu Jan 08, 2009 5:29 pm

Fábio,

Meio atrasado na resposta, mas já tinha tentado com prompts profissionais.

Estou achando que um dos problemas é que o computador que estou testando está com o XP mas bem pouca memória (512MB), por que após dar uma boa limpada nele, limpar o registro, eliminar programas startup, a qualidade está bem melhor. Talvez isso explique por que mensagens menores saem com mais qualidade, ele deve estar tendo que usar o swap por não ter memória suficiente.

Chegando o novo equipamento vai dar pra matar essa charada.

Abcs
cbojlesen
New User

Postby coelhopsi » Tue Jan 13, 2009 4:26 pm

É provável que possa ser isso mesmo. Assim que chegar o novo PC avise se resolveu ou não... estamos curiosos! :D

Abs,
Fábio Pinto Coelho
coelhopsi
Expert
Expert

Return to Português