Usar linha analógica na rede

Anúncios da Empresa e de Produtos, incluindo erros conhecidos e soluções para os mesmos

Moderators: kevin, 3CX staff

Usar linha analógica na rede

Postby Juan Basso » Thu May 22, 2008 6:32 pm

Pessoal,

Estou utilizando a versão free (comecei a brincar com ela hoje) e queria saber se é possível conectar minha linha analógica no servidor IP PBX. Daria para simplesmente usar o modem comum ou precisaria de um adaptador (ATA)?

Tipo. Quero fazer na empresa que não tenha mais telefones analógicos, mas lá tem uma linha analógica (que trás o sinal ADSL). Queria utilizar a linha analógica e uma conexão com o Vono. O Vono eu consegui configurar tranquilamente, mas e a analógica?

Ainda queria fazer mais, se possível. Conforme o número que a pessoa esteja discando, gostaria que ele saisse pelo canal mais econômico. Por exemplo, ligação local para fixo é mais barato pela linha analógica que pelo VoIP.

E mais uma coisa, tendo várias contas (digamos que 1 VoIP e 2 analógicas) como eu faria para simplesmente ligar, sem escolher o prefixo? Tipo: minha central está configurada com ramais de 3 digitos, se for mais que isso, ele liga pra fora (sem usar nenhum prefixo). Tem como?

Grato pela atenção.
Juan Basso
New User

Re: Usar linha analógica na rede

Postby Juan Basso » Thu May 22, 2008 7:44 pm

Fuçando aqui descobri como fazer a parte do mais econômico. Bastaria saber como configurar pra receber chamadas em softphone ou telefone IP de uma linha analógica.

A parte do econômico é definindo regras de saída. Por exemplo, pra mim eu colocaria regras de 0482 0483 e 0484 para sairem pela linha convencional e as demais pelo VoIP.
Juan Basso
New User

Postby coelhopsi » Thu May 22, 2008 9:53 pm

Para receber as chamadas por meio de uma linha analógica, nem um modem comum, nem um ATA serviriam. É necessário comprar um Gateway VoIP (http://www.3cx.com/PBX/VOIP-gateway.html), com pelo menos 1 porta FXO (1 porta para cada linha analógica que você queira utilizar). Aqui no Brasil é um pouco complicado de achar esses Gateways VoIP com portas FXO. No link abaixo, na seção "VOIP Gateway Configuration Guides" você encontra uma lista dos Gateways VoIP suportados e recomendados pela 3CX:

http://www.3cx.com/support/index.html

Dentre os listados, creio que o mais fácil de se encontrar aqui no Brasil seria o Linksys SPA-3102, que possui 1 porta FXO.
coelhopsi
Expert
Expert

Postby Juan Basso » Fri May 23, 2008 12:59 am

Tenho que comprar o gateway, instalar normalmente e depois no IP PBX eu cadastro ele como PSTN? Depois eu consigo fazer chamadas utilizando a linha analógica também ou serve apenas para receber chamadas?

Obrigado.
Juan Basso
New User

Postby coelhopsi » Sat May 24, 2008 7:54 pm

Exatamente isso! Comprar o gateway, instalar e depois configurar como PSTN no IP PBX. Desta maneira é possível receber e efetuar chamadas pela linha analógica.
coelhopsi
Expert
Expert

Postby asampaio61 » Mon Nov 03, 2008 1:18 pm

Bom dia pessoal, também sou novo no forum.
Gostaria de saber se com o Linksys 3102 eu consigo interligar a linha da operadora local analógica no PBX 3Cx?
asampaio61
New User

Postby asampaio61 » Mon Nov 03, 2008 1:47 pm

Encontrei aqui no Rio de Janeiro o equipamento SPA3102-NA da Linksys e gostaria de saber se alguém já configurou para conectar linha analógica da operadora local no 3Cx.
asampaio61
New User

Return to Português